Cidadania

VÍDEO: conheça o trabalho da psicóloga voluntária em ONG de Camobi

*Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert
Para Sandra Freitas, a recompensa do voluntariado está na felicidade das crianças que frequentam o Cantinho do Bem

Há um ano, a psicóloga Sandra Freitas, 54 anos, faz parte da rotina da ONG Caras do Bem. Ela dedica os conhecimentos adquiridos durante a graduação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Santiago para um projeto que oferece amor e carinho aos pequenos: a Brinquedoteca Cantinho do Bem.

Durante o período que estudou na URI, a profissional já demonstrava interesse por causas sociais e chegou a trabalhar de forma voluntária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Terra dos Poetas. Entretanto, é em Santa Maria que Sandra encanta, diariamente, a vida de crianças atendidas pela ONG.

Mostra Ambiental de Santiago terá debates, teatro e exposição de trabalhos

No local, que fica na Rua Heitor da Graça Fernandes, na Cohab Fernando Ferrari, a psicóloga presta atendimento gratuito e permanente, fazendo desde a entrevista com os pais que levam as crianças à Brinquedoteca durante o dia até o contato direto com os pequenos, realizado durante o período de brincadeiras.

A criadora e coordenadora da entidade beneficente, a aposentada Roquélia Marquezam Bianchin, 63 anos, conta que o convite para que Sandra viesse ser voluntária nas ações da ONG Caras do Bem foi ocasional. Enquanto esperava o marido na Praça Saldanha Marinho, ela puxou assunto com Sandra:

- Eu não a conhecia, mesmo assim, iniciei uma conversa. Durante o bate-papo, falei a respeito do trabalho do Caras do Bem. Logo, ela falou que gostaria de se envolver em um projeto social.

Encontrado homem que estava desaparecido há 17 dias

Ao se formar em Psicologia, Sandra desejou se inserir em algum ambiente que lhe proporcionasse experiências. Assim, a Brinquedoteca Cantinho do Bem caiu como uma luva para ela. Da mesma forma, as atividades desenvolvidas por Sandra são essenciais para a instituição.

Atualmente, o espaço kids da casa onde está o projeto atende cerca de 17 crianças. A maioria delas fica da manhã até o final da tarde no lugar, e algumas passam lá apenas alguns turnos, em ocasiões esporádicas, quando os pais precisam sair, por exemplo. Na residência, que é alugada, as crianças ganham alimentação e desfrutam de outras recreações.


PARA PAIS E FILHOS
Sandra, que é de São Leopoldo, comenta que, neste trabalho, não só as crianças são beneficiadas. Ela estende o atendimento aos familiares dos pequenos:

- Nosso objetivo é a saúde mental dos filhos e dos pais. Analiso as situações do cotidiano enfrentadas pela família. Além do mais, minha meta inclui auxiliar na solução de conflitos que possam interferir no emocional das crianças.

A técnica em enfermagem Tatiana Nothen, 42 anos, foi voluntária do Brinquedoteca Cantinho do Bem no período que estava desempregada. Há dois anos, a filha dela, Clara, 4, fica na instituição durante o dia. Tatiana se surpreendeu com a atenção oferecida por Sandra:

- Ela me deu o número do telefone pessoal dela para que pudéssemos conversar sempre que eu precisasse. Ela tem ajudado muito no desenvolvimento de minha filha.

POR UM MUNDO COLORIDO
Para a psicóloga, o convívio com as crianças é enriquecedor. Conforme ela, cada sinal de melhora nelas é resultado de várias ações desenvolvida por quem deseja um futuro melhor.

- Poder pintar um colorido diferente no crescimento e na passagem destas crianças pelo projeto é de suma importância. Deitar na cama e poder dormir com a consciência de dever cumprido para com a sociedade é o meu prazer.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa alemão oferece bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros Anterior

Programa alemão oferece bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros

Confira o gabarito do vestibular da UFN Próximo

Confira o gabarito do vestibular da UFN

Educação